Sinopse:
‘‘Se o cerne do fazer poético de Berny é o humano, a mim parece que a chave para o entendimento do homem/ mundo apresentado não é outra senão a liberdade, o amor-liberdade, aquele que carrega consigo o desejo de justiça social. (...). Fecha-se o livro. Continua-se aberto “para dentro”, para descobertas outras através da amplitude artística e universal, aquelas que mobilizam sentimentos e pensamentos. É a condição-dimensão humana realizada na poesia, e só a consegue os grandes poetas. Rossyr Berny é.’’ (Jane Tutikian, in Prefácio)
***
‘‘Esta seleta confirmará seu reconhecimento nacional e se ampliará com seus próximos livros no prelo: “O gemido animal do homem”, a nova edição revista de “Volta ao mundo em 300 poemas”, além de dois longos estudos sobre sua obra literária: o citado Rebeldia Poética de Rossyr Berny e No universo do verso de Rossyr Berny, do poeta Carlos Aguiar.
Por fim, relembro um trabalho jornalístico no Rio de Janeiro, quando visitei a Academia Brasileira de Letras. Logo no portal de entrada, à esquerda, uma sala com pertences de Machado de Assis me fez tremer de emoção. Assim, esse 101 Poemas Escolhidos, de tão elevada qualidade, causará ao leitor a mesma sensação – fazendo-o entender que Rossyr Berny é um grande poeta brasileiro.’’ (Eduardo Jablonski, in Apresentação)
Tamanho: 14x21 cm